terça-feira, 3 de agosto de 2010

AeroBoero

Aero Boero AB-115


(Origem do texto: Wikipédia, a enciclopédia livre)



AB-115O Aero Boero AB-115 é um avião de treinamento de fabricação argentina. Com capacidade para dois pilotos, é amplamente utilizado nos aeroclubes e escolas de pilotagem do Brasil.

O AB-115 é uma aeronave mono-plano de asa alta, semi-cantilever, monomotor, tendo sua estrutura feita em tubos de aço soldados, com algumas partes em alumínio e fibra de vidro. Seu revestimento é feito em tela com tratamento anticorrosivo. Seu trem de pouso é fixo, do tipo convencional.

É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem. Suas asas sao feitas de alumínio reforçado com barras de compressão de aço e pontas das asas de fiberglass, possuindo dois pontos de fixação. Sua fuselagem é do tipo treliça reticular de aço soldado e revestido de tela, possuindo tratamento anti-corrosivo à base de cromato de zinco. Seu motor tem 115 HP a 2800 RPM. Possui 4 cilindros opostos horizontalmente, resfriados a ar. Utiliza um carburador e dois magnetos. O sistema de lubrificação é do tipo carter úmido, possuindo uma bomba de engrenagem que, por pressao, conduz o óleo para o motor.



Fabricante: Aero Boero (Argentina)

Número de assentos: 2

Motor: 1 AVCO Lycoming 0 235 C2A, 2400 Horas TBO

Potência: 115 hp a 2800 rpm

Comprimento: 7,23 m

Envergadura: 10,78 m

Altura: 2,05 m

Altura: 2,10 m

Peso vazio: 557 kg

Peso máximo na decolagem: 770 kg

Velocidade de cruzeiro: 90 mph

Velocidade máxima: 137 mph

Capacidade máxima do tanque de óleo: 5,68 litros (6 quarts de galao)

Capacidade mínima operacional do tanque de óleo: 3,79 litros (4 quarts de galao)

Autonomia: entre 4:30 e 5 h. de voo

Consumo Horário: cerca de 25 Litros por hora

Capacidade individual dos 2 tanques de combustível: 57,5 litros

Volume total de combustível residual nos tanques: 5 litros

Velocidade de estol sem flaps: 52 mph

Velocidade de estol com 45 graus de flaps: 42 mph

Posições de flaps: 4 (0, 15, 30 e 45 graus)

Fator de Carga positivo (máximo): +3,8G (flaps recolhidos) +2,0G (flaps 45 graus)

Fator de Carga negativo (máximo): -1,52G (são proibidas manobras que produzam fator de carga negativo)

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